A Importância da Governança de Dados

Young beautiful blond caucasian business woman working on laptop with concentrated, serious expression, cell phone and black dossier lying on the table

Considerando a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados e as consequências que a sua inobservância pode gerar, saber lidar com os dados é essencial para a organização das empresas. Ter uma estrutura definida internamente para o tratamento de dados facilita a tomada de decisões e garante a transparência perante os titulares, tratando-se de diferencial competitivo. E é daí que surge a atividade de governança de dados.

A Governança de Dados pode ser simplificadamente definida como um conjunto de boas práticas cujo objetivo é controlar o uso dos dados como ativos organizacionais, considerando a integridade, segurança e privacidade dos dados perante os controladores e operadores de cada empresa. 

A devida atenção a estes procedimentos têm a capacidade de criar fator competitivo das empresas frente as suas concorrentes de mercado, tendo em vista que qualquer incidente com dados pessoais poderá atrapalhar tratativas comerciais, além de gerar consequências jurídicas e publicidade negativa com o abalo de sua imagem no mercado.

O escritório Pedron & Advogados Associados atua com especialidade no Direito Digital, possuindo a expertise necessária para realizar a adequação de sua empresa à LGPD, aumentando a competitividade e extinguindo a possibilidade de sanções administrativas e pecuniárias ao negócio pela inobservância à legislação.

Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, LinkedIn e não deixe de conferir o nosso blog para ficar sempre informado.