Como detectar os riscos que minha empresa está exposta?

Como detectar os riscos que minha empresa está exposta?

Muito tem se falado sobre compliance empresarial, que se refere a adoção de medidas para garantir o cumprimento de leis e demais normas a que a empresa esteja sujeita (inclusive internas) com a finalidade de tratar as inconformidades identificadas. 

Dentro deste panorama, merece destaque a atividade de Gestão de Riscos Empresariais, que tem por escopo identificar e tratar os riscos e os fatores de risco aos quais a empresa esteja exposta.

Na execução deste trabalho, o profissional buscará identificar e entender os pontos de maior sensibilidade na gestão do negócio (que pode ser realizada de acordo com a área de interesse do cliente) para, ao final, propor estratégias que minimizem o grau de exposição. 

Praticamente todas as áreas podem se submeter a uma análise de riscos (societária, contratual, comercial, trabalhista) e obter o tratamento adequado com a implementação de plano de minimização de riscos.

Como todo trabalho que envolve a aplicação de medidas de compliance e governança corporativa, a gestão de riscos traz segurança em relação aos procedimentos internos e para a tomada de decisões, além de agregar valor a empresa a partir da mitigação de suas fragilidades. 

Quer saber como aplicar essas medidas ao seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe!