Quais são as etapas para a compra de uma empresa?

compra de uma empresa

As complexidades dos atos sempre dependerão do porte da empresa e de suas relações, mas alguns pontos são inegociáveis para a uma mínima segurança jurídica.

Os procedimentos serão otimizados e a empresa a ser comprada terá mais valor se já tiver uma estrutura de boas práticas de governança corporativa sendo aplicadas, especialmente informações administrativas, fiscais, comerciais, bancárias, judiciais e contábeis conciliadas e atualizadas.

O início das negociações já envolve o acesso e a troca de informações e de documentos, chamado de duo diligencie, o que exige formalização de um Memorando de Entendimentos que oriente o passo a passo e os deveres recíprocos, como por exemplo, de exclusividade, confidencialidade e não competição, além dos prazos destas obrigações.

Já na execução do Memorando de Entendimento, dá-se a etapa do chamado duo diligencie, na qual ambas as partes acompanham o compartilhamento informações e documentos da empresa a ser adquirida e a análise de todos os seus aspectos para, ao final, obter-se um Valuation e definir-se o preço e as condições da proposta final.

Concluídas as etapas anteriores, realizam-se os Documentos Definitivos, nos quais constatarão todas as definições de preço e forma de pagamento, os direitos e as responsabilidades por ativos e passivos passadas e futuros, bem como as obrigações de fazer das partes vinculados ao negócio, dentre outros.      

O escritório Pedron & Advogados Associados oferece serviços profissionais de assessoria de empresas que passam por processos de compra e venda, inclusive na etapa prévia de compartilhamento e verificação de informações.